Fantástico · Literatura Estrangeira · Resenhas

A Metamorfose, de Franz Kafka

“Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto.”

A Metamorfose - KafkaNo último post, sobre a Tag Livros + Emoções (aqui), eu citei o livro A Metamorfose, de Franz Kafka. Então, resolvi hoje falar sobre essa obra clássica, muito conhecida por todos.

Para começo de conversa, eu incluí o livro aqui na categoria do gênero “Fantástico”. Esse gênero não é muito conhecido, então, vou dar uma pequena explicação: as histórias fantásticas são, basicamente, aquelas histórias que ficam no limiar entre o real e o irreal; são aquelas que, apesar de se passarem no mundo em que vivemos, têm um “toque especial”, um acontecimento, um elemento que foge da realidade. As histórias ficam, assim, sempre com uma dúvida: será que realmente aconteceu ou não? Será que aquilo é verdade?

E essa obra de Kafka pode ser classificada nesse gênero justamente por causa do item principal da história: o protagonista acorda e vê que se transformou em um inseto. Apesar desse elemento fantástico, todo o resto é “normal”, o ambiente, a família, ou seja, é o mesmo mundo onde nós vivemos, com a exceção do fator fantástico de Gregor Samsa ter se transformado em um inseto.

Basicamente a história é essa. O livro começa com a frase citada no início do post e durante toda a narrativa, Samsa, dentro do seu quarto, fica com suas preocupações acerca da sua metamorfose, das consequências disso em sua vida pessoal e profissional, tendo até reflexões filosóficas e sentimentais acerca do fato. Com a sua metamorfose e todas as mudanças que isso causa a sua família, ele começa a perceber melhor o mundo a sua volta e vários de seus hábitos e comportamentos acabam mudando também.

Essa obra é considerada filosófica e como uma crítica à sociedade e aos comportamentos humanos, pois trata de questões universais como a falta de ânimo, a solidão e a falta de razão de viver e de razão em tudo o que se faz. Pode-se considerar que esses elementos acabam animalizando o homem, que, apesar de sonhar em ter companhia, de sonhar com o amor e buscar um sentido na vida, acaba se deixando levar pelo mundo do trabalho, do consumo, no qual o que menos se tem é tempo pra tudo, até para conviver com as outras pessoas e para aceitá-las como são.

É um ótimo livro, que nos faz refletir sobre a nossa própria vida (será que não estamos nos tornando insetos também, com toda essa desumanização do mundo do consumo, do utilitarismo, da vida virtual?). Um clássico.

Anúncios

2 comentários em “A Metamorfose, de Franz Kafka

  1. Oi ^^
    gosto muito desse livro, lembro que li ele a muito tempo atras. É uma escrita muito interessante, mas ao mesmo tempo uma história muito triste que faz refletir, o modo como ele é esquecido e menosprezado pela familia, todo o sofrimento….
    uma boa indicação!
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s