Literatura Estrangeira · Resenhas · Romance

Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.”

Diário de uma PaixãoHoje, o post é sobre um dos melhores livros do Nicholas Sparks, na minha opinião: Diário de uma Paixão. A citação que eu escolhi é a mais conhecida, mas eu a adoro e achei que seria a mais adequada, pois qualquer outra que eu gosto contaria um pouco mais da história e, se tiver alguém que ainda não leu ou viu o filme baseado no livro, iria perder um pouco a graça. Essa citação é meio que um resumo da história, e nos deixa com vontade de ler.

Bom, Diário de uma Paixão conta a história de Noah e Allie, dois jovens, ele, de família pobre, ela, de família rica, que se apaixonam num verão na década de 40. O livro, na verdade, começa com o Noah já velhinho, quando resolve contar a história deles através de um diário que ele mesmo escreveu. É a história de um amor que resiste ao tempo e a todas as adversidades da vida.

O livro é maravilhoso! Eu amo os livros do Nicholas Sparks e o acho um ótimo escritor. Mesmo que suas histórias sejam cheias de clichês e algumas sejam até b em parecidas, eu gosto do jeito como ele escreve e da narrativa fácil e fluida de todas as suas obras. Diário de uma Paixão é o meu livro preferido do autor (e o meu romance favorito também!) e eu li depois de ter assistido ao filme, e amei os dois.

A narrativa é fluida e contém trechos de cartas trocadas entre os protagonistas e citações de alguns poemas. Sparks consegue construir uma história linda (e bem melosa, pra quem gosta ou não) e muito emocionante, de um amor supera tudo e continua forte; os protagonistas são muito carismáticos, especialmente Noah, que é um cara muito legal, e fazem você torcer por eles do começo ao fim.

Você ri, você chora, você se apaixona por Allie e Noah! E jamais vai se esquecer dessa história de amor tão pungente e, ao mesmo tempo, tão linda e doce.

Um comentário em “Diário de uma Paixão, de Nicholas Sparks

Deixe um comentário

