Clássicos · Literatura Estrangeira · Resenhas

Bonequinha de Luxo, de Truman Capote

“Holly:  – Eu Nunca vou deixar ninguém me colocar em uma gaiola.
Paul:  – Eu não quero colocar você em uma gaiola. Eu quero amar você.
Holly:  – É a mesma coisa.”

Acabei de assistir ao filme Bonequinha de Luxo e resolvi escrever sobre o livro de Truman Capote, de mesmo nome, a partir do qual o filme foi feito.

O livro conta a história de Holly Golightly, uma jovem cheia de sonhos, mas também bastante realista, falante e cheia de charme, que vive a vida com o dinheiro que ganha de seus affairs. Ela sonha em se casar com um homem rico e em se tornar atriz de Hollywood. A história é contada por um narrador personagem, que é o segundo principal da obra: Paul Varjak, um escritor que se muda para o mesmo prédio onde Holly mora e onde acabam se conhecendo.  Os dois acabam se tornando amigos e Paul fica encantado com a moça e intrigado com qual seria sua história.

A narrativa é fluida e fácil, a história é interessante e você fica querendo saber sobre a verdadeira história de Holly e o que vai acontecer no final. Apesar disso, eu, sinceramente, não gostei do livro (agora vou polemizar! rs). Não gostei por causa da protagonista, justamente por ela ser ser uma socialite que vive do dinheiros dos homens com quem sai (ela seria uma Acompanhante de Luxo) e ter uma vida de luxo cheia de excessos e sem a menor preocupação com nada mais além do que se encontrar com homens ricos e conseguir o dinheiro de que precisa.

Na minha opinião, a personagem Holly Golightly é muito fútil e o fato de não querer criar laços com ninguém também me incomoda. Mesmo ela sendo um “animal selvagem” como ela mesma se caracteriza, eu acabo me irritando com as atitudes dela e não consigo gostar do livro por conta disso, mesmo a história sendo interessante e que eu tenha ficado querendo saber o final. Mesmo sendo um clássico, eu não gostei (assim como vários outros clássicos que, na minha opinião, não tem porquê o serem!)

Enfim, é um clássico norte-americano e você não pode deixar ler, para criar a sua própria opinião sobre ele!

Um comentário em “Bonequinha de Luxo, de Truman Capote

Deixe um comentário

