Autores

Autor da Semana #2 – Markus Zusak

markus_zusakO autor sobre o qual eu vou falar essa semana é o australiano Markus Zusak. Conhecido pelo seu best-seller A Menina que Roubava Livros (veja a resenha aqui), nasceu em Sydney no dia 23 de junho de 1975.

A ideia para  escrever seu best-seller veio a partir das muitas histórias ouvidas de seus pais sobre a Alemanha nazista. Como ele mesmo disse em uma entrevista para um jornal australiano: “Nós temos essas imagens das marchas em fila de garotos e dos ‘Heil Hitlers’ e essa ideia de que todos na Alemanha estavam nisso juntos. Mas ainda havia crianças rebeldes e pessoas que não seguiam as regras e pessoas que esconderam judeus e outras pessoas em suas casas. Então eis outro lado da Alemanha Nazista”.

Apesar de ter escrito apenas seis livros (o sexto, denominado Bridge of Clay, está para ser lançado aqui no Brasil), Zusak é considerado fenômeno literário e é consagrado mundialmente. Já recebeu vários prêmios, entre eles:  o Printz Honor, em 2006, por excelência em literatura jovem, e os prêmios Livro Jovem do Ano, da Publisher Weekly, e Livro do Ano para Leitores Mais Velhos, do Conselho Australiano de Livros Infantis, ambos pelo Eu Sou o Mensageiro.

No momento, está sendo lançado no Brasil o livro A Garota que Eu Quero, que conta a história de Cameron Wolfe, um garoto que se considera um fracassado e acaba se apaixonando por Octavia, a nova namorada de seu irmão do meio. Apesar de gostar dela, Cameron não acha que ela irá um dia ligar pra ele, pois é um perdedor e quem se interessaria por alguém assim?

O escritor ainda vive hoje em Sydney, com sua esposa e filha.

Sua bibliografia:

  • Bridge of Clay (2009)
  • A Menina que Roubava Livros (2006) – Meu preferido!
  • Eu Sou o Mensageiro (2002) – Muito bom! Ainda vou fazer uma resenha dele!
  • A Garota que eu Quero (2001) – Quero muito ler!
  • Fighting Ruben Wolfe (2001)
  • The Underdog (1999)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s