Autores

Autor da Semana #1 – Agatha Christie

A partir de hoje, segunda-feira, todas as segundas serão o dia do autor aqui no Estante da Tali. A cada semana falarei um pouco sobre um determinado autor que eu gosto, falando no geral sobre seu trabalho e suas obras. Vamos lá?


Para estrear a seção, nessa semana vou falar sobre a minha autora favorita de todos os tempos: Agatha Christie!

Foto: Divulgação

Eu amo essa escritora e todas as obras dela!

Como muitos sabem, Agatha Christie é a Rainha do Crime, porque justamente suas obras são todas histórias policias, sejam elas contos ou romances. As únicas obras não-policias da autora são as que ela escreveu sob o pseudônimo ‘Mary Westmacott’.

Ela era inglesa e morreu aos 85 anos de idade em 1976. Os seus livros venderam mais de um bilhão de cópias em inglês e mais um bilhão de cópias em línguas estrangeiras. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, ficando atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare.

Ao todo, ela escreveu 66 romances, 163 contos, duas autobiografias, vários poemas, e seis romances não-policiais com o pseudônimo de Mary Westmacott. Com seus desfechos surpreendentes e histórias cheias de detalhes e personagens instigantes, suas obras fazem sucesso até hoje.

Seus livros mais famosos são:

  • O Misterioso Caso de Styles (seu primeiro romance)
  • O Assassinato de Roger Ackroyd (um de seus romances mais comentados e queridos; considerado sua obra-prima)
  • Assassinato na Casa do Pastor
  • O Caso dos Dez Negrinhos
  • Um Crime Adormecido
  • Cai o Pano ( o último caso de Poirot)
  • Assassinato no Expresso do Oriente

Já li todos e vou fazer resenha de todos um dia! (D’O Caso dos Dez Negrinhos já fiz; leia aqui)

Seus personagens mais famosos são:

  • Hercule Poirot (o meu preferido!): Um detetive belga, baixinho e de cabeça oval, com um bigode de dar inveja. Veste-se bem, é extravagante, metódico e pouco (quase nada) modesto. Usa suas famosas células cinzentas para resolver todos os seus casos. Acredita que é conversando que os criminosos acabam se entregando, mesmo sem se dar conta.
  • Miss Marple: Uma velhinha simpática e astuta (pode até ser considerada “abelhuda”! rs), que conhece a natureza humana melhor do que ninguém e utiliza esse seu conhecimento para desvendar crimes em sua vizinhança ou onde quer que esteja.
  • Tommy e Tuppence Beresford: Casal que aprece em apenas cinco livros da autora, mas que fez sucesso por seu humor e gosto pelo perigo. Ao longo dos livros em que aparecem, eles se casam e envelhecem.

Uma curiosidade:

Assim como nos mistérios dos seus livros, Agatha Christie se envolveu, ela mesma, num mistério em sua vida real: na década de 1920, ela e o marido Archibald Christie não estavam mais se entendendo bem. Ele, então, depois de um tempo, acabou confessando que tinha se apaixonado por outra mulher e queria o divórcio. Com o divórcio e a morte recente da mãe, Agatha Christie acabou tendo um colapso nervoso. Em dezembro de 1926, encontraram seu carro abandonado na beira de um lago. Suspeitou-se de sequestro, suicídio e até mesmo assassinato. Porém, 12 dias depois, um empregado de um hotel de uma cidade próxima logou para a polícia informando que uma das hóspedes do hotel era muito parecida com as fotos que haviam sido divulgadas da desaparecida. Quando a polícia chegou ao local, descobriram que era ela mesma: ela estava registrada no hotel sob o nome de Theressa Neele, sendo Neele o mesmo sobrenome da amante de seu marido. A autora nunca comentou sobre o ocorrido e a versão oficial sobre esse mistério foi a de que ela tinha sofrido um colapso nervoso por conta de tudo o que havia ocorrido e o desaparecimento era resultado disso. Mas, não se sabe se foi realmente isso ou se ela fez por espontânea vontade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s